Voltar a Página Principal

RODA DE CONVERSA COM MÁRCIA MARQUES SOBRE CIBERFEMINISMO, REDES SOCIAIS E ESPAÇOS DE PODER

Sáo Paulo - 24/07/15
Auditório Vladimir Herzog, na segunda-feira, dia 15/7, às 19h
Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, SP/Capital

Márcia Marques é jornalista, professora e doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Nesta roda de conversa organizada pela Associação Profissão Jornalista (APJor), ela vai conversar conosco e com o público sobre seu livro Ciberfeminismo, Redes Sociais e Espaços de Poder. Publicado pela Editora Veneta, na coleção Serpente de obras acadêmicas, o livro discute alternativas de relacionamento e novos aprendizados para quem usa o ecossistema digital. Para nos defender da estrutura autoritária das plataformas digitais, que se apropriam dos dados dos usuários em troca da “gratuidade” do uso, é preciso compreender este universo complexo.

“É preciso nos apoderar de nossos dados”, afirma a autora. O livro é resultado do seu estágio de pós-doutorado, realizado em parte na Universidad de la Republica (Udelar), em Montevidéu. Observar a rede Feministas Brasileiras no Uruguai como parte da pesquisa aconteceu por dois motivos: “Por me afetar como brasileira feminista, vivendo por um período em Montevidéu, e por conta dos afetos estabelecidos em relação àquelas mulheres. Este livro não é sobre elas, mas foram elas que o tornaram possível”.

O evento é presencial, mas será transmitido ao vivo pelo canal da APJor no Youtube: https://www.youtube.com/Associa%C3%A7%C3%A3oProfiss%C3%A3oJornalista.