Voltar a Página Principal

4ª EDIÇÃO DO FÓRUM DA CADEIA AUTOMOTIVA APL TRAZ APLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A MOBILIDADE

Caxias do Sul - 24/10/17
Um dos mais importantes eventos da Região Sul do Brasil voltou a movimentar o setor automotivo. Promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), o Fórum da Cadeia Automotiva APL (Arranjo Produtivo Metalmecânico e Automotivo de Caxias do Sul) chegou à 4ª edição, novamente como uma das atrações do Palco Principal da 33ª Mercopar, em Caxias do Sul. O tema, “Inteligência Artificial: impulsionando a transformação da mobilidade”, trouxe reflexões sobre a aplicação de IA na indústria, bem como cases nacionais e internacionais. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, realizado na manhã desta quarta-feira, dia 16.
Depois da abertura oficial, o primeiro painel contou com a presença do professor e pesquisador Leandro Corso, da Universidade de Caxias do Sul. Ao longo da manhã, os participantes conheceram ainda três cases de aplicação de IA na indústria: o Case GM, apresentado pelo gerente de Tecnologia e Inovação da General Motors, Carlos Sakuramoto; o Case Siemens, apresentado pelo Gerente de Vendas Osmar Souza ; e o Case Embrapii, conduzido pelo gerente de Relações com o Mercado na Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação, Claudio Francisco Schefer. Ao final, houve um debate e um momento para perguntas.
Leandro Corso, PhD e professor da Universidade de Caxias do Sul, destacou que a IA já está impactando a indústria globalmente. Em 2023, os investimentos em inteligência artificial atingiram 110 bilhões de dólares, com mais de 50 mil patentes registradas e 400 mil publicações científicas. Corso ressaltou que a IA já está presente em diversos processos, como manutenção preditiva e movimentação autônoma de cargas em portos, além de otimizações no trânsito e na mobilidade urbana. \"A IA permite reduzir congestionamentos em até 20%, diminuindo o tempo de deslocamento diário em até 30 minutos, por exemplo\", afirmou.
O primeiro case foi apresentado por Carlos Sakuramoto, gerente de Tecnologia e Inovação da General Motors América do Sul. Ele destacou o Programa Mover, que busca maior eficiência energética e sustentabilidade na produção automotiva. O programa aborda como a montadora está se adaptando para reduzir a pegada de carbono de todo o seu processo produtivo, integrando inovação e responsabilidade ambiental.
Em seguida, Osmar Souza, gerente de Vendas da Siemens, ressaltou a importância da IA na digitalização de toda a cadeia produtiva da empresa. Souza explicou que a Siemens foca em sustentabilidade, eficiência e maior transparência na análise de fornecedores e processos, permitindo uma produção mais flexível e colaborativa. A empresa utiliza inteligência artificial para predição assertiva de falhas e melhorias, com relatórios integrados ao ERP.
Finalizando, Claudio Francisco Schefer, gerente de Relações com o Mercado na Embrapii, apresentou projetos inovadores que incluem o desenvolvimento de robôs autônomos para monitoramento de condomínios e inspeção de galerias e subestações. Além disso, Schefer destacou o Digital Warehouse, uma solução que utiliza IA para otimizar o armazenamento e a logística, mostrando como a tecnologia está sendo aplicada na prática para melhorar a eficiência das operações industriais.
A Mercopar, maior feira de inovação industrial da América Latina, segue até o dia 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.