Voltar a Página Principal

MOVIDOS PELO CORAÇÃO TERÁ AÇÃO NO METRÔ DO BRÁS COM EXAMES GRATUITOS, MANOBRAS DE RESSUSCITAÇÃO, ORIENTAÇÕES MÉDICAS E APRESENTAÇÕES CULTURAIS

São Paulo - 18/10/19
O Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – já registra mais de 300 mil mortes por doenças cardiovasculares no país, em 2018. Os dados, publicados no http://www.cardiometro.com.br, são atualizados com base em um programa de previsão estatística com a metodologia desenvolvida e amparada por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. O alerta faz parte de uma série de atividades que a SBC promove em todo o país.
Em 2016, foram registradas no Brasil 362.091 mortes por doenças cardiovasculares e, em 2015, foram 349.584. A SBC estimou o número de mortes para 2017 em 383.961. Os números talvez possam ser um pouco maiores, mas a entidade sempre faz o cálculo de forma conservadora. Em dois anos as mortes por doenças cardiovasculares cresceram quase 10%. “É muita coisa. Precisamos investir ainda mais em prevenção e no combate aos fatores de risco para o coração. Para os pacientes com hipertensão, colesterol elevado e diabetes, por exemplo, jamais abandonar o tratamento e ir ao médico com regularidade”, defende o presidente da SBC, Oscar Dutra.
As doenças cardiovasculares representam 29% dos óbitos no Brasil e, somente em um único dia são responsáveis por 1.086 mortes, segundo os cálculos do Cardiômetro. São 45 mortes a cada hora. As doenças do coração matam duas vezes mais que todos os tipos de câncer, 2,5 vezes mais que os acidentes e mortes decorrentes da violência e 6 vezes mais que as infecções, incluídas as mortes por Aids. Em 10 anos, no período de 2007 a 2016, foram responsáveis por 3.331.847 óbitos. “É uma verdadeira epidemia que precisa ser combatida em várias frentes”, completa o presidente da SBC, Oscar Dutra.
O Movidos pelo Coração é o maior movimento nacional de combate às doenças cardiovasculares e está percorrendo as capitais do país com ações culturais em mídias sociais e em locais públicos. A iniciativa promove, por meio da arte, informações sobre os fatores de risco para o coração, como hipertensão arterial, colesterol elevado, diabetes, tabagismo, obesidade, sedentarismo, entre outros. As atividades envolvem treinamento em emergências cardiovasculares, para salvar uma pessoa com parada cardíaca, aula de fitness, medição glicemia, colesterol, circunferência abdominal e aferição de pressão arterial, além de atividades culturais, com apresentações teatrais, trio de jazz e apresentação de orquestra, todos com a temática da prevenção. “Os fatores de risco para o coração são conhecidos há anos e precisamos amplificar a mensagem para que a população esteja a cada dia mais conscientizada e engajada. A arte tem a capacidade de envolver e emocionar”, explica o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Fernando Costa.
O Movidos pelo Coração é uma promoção do Ministério da Cultura e da Sociedade Brasileira de Cardiologia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanofi.

SERVIÇO:
Data: 19/10/2018
Local: Estação Brás de Metrô (Rua Domingos Paiva, s/nº - Brás – São Paulo/SP)
Horário: 8h às 14h

Programação:

8h00 às 8h30: DJ e mestre de cerimônias convidando a população para as atividades
8h30 às 9h00: Curso TECA-L - Treinamento de Emergências Cardiovasculares
9h00 às 10h00: Apresentação Teatral: Na Batida do Coração
10h00 às 10h40: Apresentação Musical: Violino com Ana Paula Eloi
10h40 às 11h10: Abertura (SBC e Sanofi) e Curso TECA-L
11h10 às 12h00: Apresentação Musical: Flauta, Sax e Teclado com Wagner Elias
12h00 às 13h00: Apresentação Musical: Quinteto Projeto Locomotiva

EXAMES (com início às 8h30)
- Teste de Glicemia
- Aferição de Pressão Arterial
- Teste de Colesterol Fracionado
- Circunferência Abdominal