Voltar a Página Principal

BUGGY ELÉTRICO AMPLIA USO DE TECNOLOGIA BRASILEIRA

Curitiba - 20/11/23
O primeiro buggy 100% elétrico do mundo em breve será fabricado com 100% de tecnologia brasileira. A partir de agora o Buggy Power – como é conhecido - se tornará o veículo totalmente elétrico em produção no Brasil com o maior índice de nacionalização de peças e equipamentos. Apenas as células de íons de Lítio – utilizadas nas baterias - ainda não serão produzidas no país.



A inovação acontece graças à parceria entre a startup paranaense eiON – que criou e está desenvolvendo o carro elétrico em Curitiba - com a gaúcha FuelTech, referência em tecnologia no controle de motores veiculares, cuja sede fica em Porto Alegre.



Gerenciamento eletrônico completo

A empresa FuelTech é líder no segmento de tecnologia para alto desempenho de veículos à combustão e está de olho na tendência de eletrificação. Por isso, em junho deste ano, adquiriu a Energy Systems – especialista em converter carros com motores tradicionais em elétricos.



“Investimos em pesquisa, desenvolvimento e inovação para eletrificação veicular. Temos importantes parceiros – como a catarinense WEG – e essa ação conjunta com a eiON traz aumento do capital intelectual e ganhos de escala na padronização dos equipamentos elétricos. Isso melhora e complementa nossas áreas de atuação, gera mais sinergia e vantagens competitivas às duas empresas”, destaca o CEO da FuelTech, Anderson Dick.



Reconhecimento

A startup eiON comemora outra conquista recente. Ela ficou em 3º lugar no 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, que teve mais de 790 projetos inscritos. A competição buscou soluções para a retomada do turismo brasileiro por meio de projetos de base tecnológica que respondam tanto a necessidades imediatas do contexto pós-pandemia, quanto a desafios gerais do turismo brasileiro.



A avaliação dos projetos foi realizada por líderes do turismo e da inovação no país, que seguiram critérios como natureza inovadora, equipe de empreendedores, potencial de escalabilidade, relevância para o setor, viabilidade, sustentabilidade e contribuição ao setor do turismo.



Sustentável e completo

Com diferentes tecnologias embarcadas, o buggy é o que se pode chamar de mobilidade totalmente sustentável. Ele não emite gases poluentes, não tem ruídos, roda mais de 100 km com menos de R$ 9,00 e gera economia de mais de 70% no custo do quilômetro rodado quando comparado aos modelos à combustão.



Até a versão mais econômica do buggy elétrico já vem equipada com freios à disco nas quatro rodas, acelerador eletrônico, controle eletrônico de tração, sistema de frenagem regenerativa, bancos anatômicos e equipamento de segurança Santo Antônio inserido na carroceria.



“Os modelos mais exclusivos também contam com funções de conectividade por smartphone para compartilhamento e monitoramento remoto de última geração. Eles também podem ser fornecidos em conjunto com garagens solares e estações de recarga, num modelo de negócio que pode até mesmo gerar receitas financeiras para seus proprietários”, explica o engenheiro eletricista Milton Francisco dos Santos Junior, idealizador da eiON.



Em relação à manutenção, as peças mecânicas são as mesmas já utilizadas em buggys tradicionais. O powertrain – motor elétrico e inversor fornecidos pela WEG – praticamente não gera manutenção.



A produção em escala comercial do Buggy Power deve ser iniciada em breve, com valores a partir de R$ 119 mil a unidade. Projetado inicialmente para atender resorts e locais voltados ao ecoturismo, o carro também pode ser utilizado na área urbana, na zona rural e no litoral.



Perfil

A startup eiON http://www.eion.com.br nasceu em Curitiba-PR, em outubro de 2018, após dois anos de estudos e pesquisas do engenheiro eletricista Milton Francisco dos Santos Junior. Ele decidiu criar o buggy 100% elétrico para oferecer às futuras gerações um ambiente mais limpo, seguro e sustentável.



Com criatividade e a ajuda de um grupo de engenheiros e técnicos, Milton fez o sonho se tornar realidade e viabilizou o primeiro buggy 100% elétrico do Brasil, que foi batizado de Buggy Power.



A eiON foi acelerada no Centro de Tecnologia de Veículos Híbridos e Elétricos do Sistema da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), na capital paranaense, e também no Programa InovAtiva Brasil, do Ministério da Economia do Governo Federal.



A startup eiON – cujo nome é resultado da junção das iniciais das palavras elétrico, inteligente e online - está prestes a finalizar a estruturação para a fabricação do veículo em escala comercial.