Voltar a Página Principal

MANDATA ATIVISTA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A ESCOLA ESTADUAL NOS TEMPOS DE PANDEMIA

São Paulo - 20/12/18
Ato solene será realizado de forma virtual dia 18.12, às 18h, e tem o intuito de dialogar sobre se é possível abrir as escolas com segurança em SP e as medidas do governo sobre o tema



A Mandata Ativista, primeiro mandato coletivo do estado de São Paulo, por meios dos seus codeputados Jesus dos Santos (PDT - pai e ativista da cultura), Paula Aparecida (PSOL - professora) e Raquel Marques (REDE - sanitarista), realizará no próximo dia 18 de dezembro, às 18h, de forma virtual, a Audiência Pública \"Educação em tempos de pandemia: diálogo para cuidar das crianças e preservar vidas\". Trata-se de um ato solene com o intuito de promover um diálogo aberto com pesquisadores, professores, gestores, estudantes, mães/pais e agentes de saúde para a busca de soluções para a questão que atendam a demanda da rede pública estadual de São Paulo.



Crianças e adolescentes estão sem acesso à escola de forma contínua desde que a Covid-19 foi decretada pandemia. O Estado de São Paulo fechou escolas sem nenhum tipo de plano auxiliar ou política pública de redução de danos que garanta cuidado e assistência social aos estudantes.



\"O governo brasileiro lidou com a pandemia na educação como se fosse um problema que se resolveria com o tempo. É nítido para todos agora o que ele já sabia desde o começo: a pandemia não acabará tão cedo. E agora? Como garantir o bem estar das crianças até lá?\", diz Raquel Marques, codeputada estadual.



Vivemos uma situação em que não há perspectiva de imunização total da população de modo rápido e eficaz. Até agora o governo João Dória (PSDB) evitou o diálogo aberto para resolver a questão e manteve o mesmo orçamento da educação de 2020, o que impede mudanças necessárias na estrutura e segurança das escolas.



\"Para que ocorra o retorno das aulas, é fundamental que o Estado garanta todos protocolos de segurança e acolhimento psicológico para alunos e funcionários.\", explica Jesus dos Santos.



Quais os caminhos? Devemos voltar às aulas? Devemos manter escolas fechadas? O que fazer para mantermos o cuidado e aprendizado dessa juventude? Como manter crianças/adolescentes seguros enquanto os pais trabalham? Quais seriam os protocolos adequados para a escola funcionar com segurança para professores e alunos? São muitos os questionamentos que serão abordados na audiência.



\"Dória finge que tem política pública para abrir as escolas com segurança, mas não tem 1 real a mais no orçamento para a Educação em 2021 - existe protocolo Covid nas escolas sem dinheiro?\", indaga Paula Aparecida, professora e codeputada.



O objetivo final é, após realizar um processo de escuta, estabelecer uma ponte entre a população e o legislativo visando criar um inventário da situação concreta das escolas públicas estaduais de SP, com base em múltiplas perspectivas. Dessa forma, buscar soluções viáveis e imediatas para a situação toda, tudo com diálogo participativo com os maiores interessados: pais, professores e alunos.



Serviço:

Evento: Audiência Pública Online -

Educação em tempos de pandemia: diálogo para cuidar das crianças e preservar vidas

Data: 18.12.20

Horário: 18h

Participantes: Paula Aparecida, Raquel Marques e Jesus dos Santos (Codeputados Mandata Ativista)

Link para acesso: https://youtu.be/-PADcJjRvaw

e/ou https://www.facebook.com/mandataativistasp/live



Alguns participantes do evento;

Ana Basaglia (Mãe de 3, moderadora Matrice e Ativista);
Daniel Becker (Pediatra, palestrante e escritor);
Emanuela Tackahaschi (Mãe de aluno da rede pública de ensino);
Fernando Cássio (Professor da UFABC e pesquisador da REPU (Rede Escola Pública e Universidade);
Hector Batista (Estudante de Logística na etec e Presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES);
Eliane Garcia (Diretora da rede pública de Hortolândia e Monte Mor e da APEOSP);
Fernanda Souza (Moradora da Jova Rural e merendeira);
Luiza Moreira (Professora da rede estadual);
Mônica Seixas (PSOL - Codeputada Mandata Ativista);
Ozani Martiniano (Diretora estadual da rede pública de Guarulhos e da da APEOESP);
Paulo Telles (Pediatra e Neonatologista);
Welder Cardoso (Professor, pai e Coletivo Pais Pretos);
Entre outros.



Mais Sobre a Mandata Ativista:

A Mandata Ativista foi idealizada para que seus integrantes pudessem formular, construir e lutar em conjunto, dentro da política institucional, pelas diferentes pautas que já defendiam nas ruas e nas redes. Junta oito codeputadas ativistas de partidos diferentes, eleitas coletivamente para ocupar um único gabinete de deputado estadual em São Paulo, em exercício desde março de 2019.

Redes: @mandataativista



Mais Sobre Jesus dos Santos:

Nordestino, da Zona Norte de São Paulo. Militante da cultura e comunicação popular nas periferias. Conselheiro participativo municipal. Integrou a Frente Única da Cultura SP.



Mais Sobre Paula Aparecida:

Professora da rede pública estadual e conselheira da APEOESP. Feminista vegana, em transição para comunismo espiritualizado, defende direitos animais e humanos. Pelas lutas populares, estudantis e operárias.



Mais Sobre Raquel Marques:

Feminista, mãe e bissexual, Raquel Marques é ativista há 20 anos. Sanitarista, mestre em Saúde Pública e Doutora em Medicina Preventiva, atualmente cursa graduação em Direito. É também uma das fundadoras da Artemis, a primeira ONG brasileira a incidir concretamente sobre políticas públicas pela erradicação da violência obstétrica contra as mulheres. Em 2018, foi eleita com a Bancada Ativista para o primeiro mandato coletivo da história do Estado de São Paulo, tornando-se codeputada estadual.