Voltar a Página Principal

ÂNIMA NEST INCENTIVA A CRIAÇÃO DE 50STARTUPS EM AÇÃO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Curitiba - 20/12/21

Competição reuniu, de forma on-line, mais de 300 alunos das instituições de ensino da Ânima Educação em oito estados e premiou as melhores ideias

A tecnologia já está integrada à rotina do brasileiro e ganha cada vez mais espaço, de acordo com suas funcionalidades, ajudando a tornar a vida das pessoas mais prática. A Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país, tem um compromisso com a inovação e isso está diretamente ligado aos seus alunos. Pensando em fomentar iniciativas tecnológicas, a companhia realizou o Ânima Nest, um programa de estímulo à criação de startups que premia as melhores ideias ao final do processo.

Em sua quarta edição realizada entre os meses de outubro e dezembro, a competição que pela primeira vez foi virtual, contou com a participação de 300 alunos que, com a mentoria de professores e executivos da Ânima, criaram 50 startups nas áreas de impacto social, tecnologia, soluções em app, entre outras. As três primeiras colocadas conquistaram premiação financeira para investimento na ideia e a possibilidade de apresentar o projeto para possíveis investidores.

“Realizar o Ânima Nest no contexto de 2020 foi um desafio muito grande, mas nós encaramos. Acreditamos que a universidade é um espaço para experimentar todos os formatos de educação, sendo o Nest um deles, então precisamos criar as condições para que o aluno desenvolva suas competências de forma integral, como lhe convém, para que, ao final da graduação, ele já esteja bem encaminhado em sua trajetória profissional, seja qual for”, destaca Rafael Ávila, Diretor de Inovação e Tendências em Educação da Ânima.

O pontapé inicial para iniciar na competição é baixar o app da Ânima Nest, onde estão todas as informações, passo a passo, de como se deve criar uma startup. As atividades aconteceram de maneira síncrona, com encontros online e ao vivo e de forma assíncrona, onde os estudantes desenvolviam os trabalhos sozinhos, com auxílio de vídeos e materiais de apoio. Os alunos contaram com o suporte de professores durante todo processo, através de mentorias individuais e coletivas, além de lives com executivos da Ânima, onde também puderam tirar dúvidas sobre assuntos como empreendedorismo, gestão e inovação. Nessa quarta edição a novidade ficou por conta do formato online que permitiu a integração entre os participantes, que estavam em estados diferentes, alunos do UniBH, da UNA, da São Judas, da Unisociesc, do UNICURITIBA, da Ages e da Unisul.

Denominado RIT (Renove, Inove e Transforme), o projeto vencedor foi desenvolvido pelos alunos da Universidade São Judas Diego Leal, Anderson Pacheco, Monique Cunha e Isabelle Ingrid, e que surgiu a partir de um projeto de extensão em 2018 com o objetivo de replicar uma cadeira de rodas motorizada para crianças, com preço acessível, utilizando materiais recicláveis, de qualidade e durabilidade, para diminuir os custos de produção e facilitar o acesso para pessoas de baixa renda.

“Fiquei muito feliz quando anunciaram que nosso projeto foi o vencedor, foi uma sensação incrível e inexplicável. É a segunda vez que participo do Ânima Nest. Na edição de 2018, apresentei o mesmo projeto, fui eliminado nas regionais, mas isso serviu de aprendizado. Não pensei duas vezes para inscrever o projeto na edição de 2020 e o resultado foi a vitória. Agradeço muito por todo conhecimento adquirido nas duas edições, principalmente na primeira, porque foi onde me tirou do zero”, afirma Diego Leal, aluno da Sâo Judas e um dos idealizadores do RIT.