Voltar a Página Principal

PROJETO INCENTIVA TESTAGEM DE HIV EM DUQUE DE CAXIAS

Duque de Caxias - 21/08/17
\"CAXIAS POSITHIVA\" TEM O OBJETIVO DE DISSEMINAR INFORMAÇÃO SOBRE HIV/AIDS E REALIZAR TESTES RÁPIDOS PARA AUXILIAR A POPULAÇÃO NO CONHECIMENTO E DIAGNÓSTICO DA SOROLOGIA


Quando o mundo conheceu o HIV e a Aids no início da década de 80, o diagnóstico positivo era considerado uma sentença de morte. Desde então, e apesar de todos os avanços, o conhecimento sobre a própria sorologia ainda é estigmatizado, o que influencia diretamente as estatísticas acerca do tema: segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde (MS), aproximadamente 135 mil brasileiros têm o vírus, mas ainda não sabem. Esse número corresponde a 15% da população que vive com o HIV – sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana, que pode levar à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

Tendo em vista a importância do diagnóstico precoce, “Caxias PositHIVa” convida a população caxiense à prevenção, tratamento e cuidado. O projeto é realizado pela Associação Missão Resplandecer (AMIRES), organização da sociedade civil que há 20 anos atua no enfrentamento ao HIV/Aids e às IST, promovendo dignidade às populações que convivem com a doença. Apoiada pela estratégia do “Viva Melhor Sabendo”, a iniciativa prevê uma série de ações que unem informação e testagem para tornar as perspectivas de futuro mais leves e humanizadas.

“Nosso intuito é identificar as pessoas que não conhecem a sua sorologia para que possam iniciar o tratamento e evitar que outras pessoas sejam acometidas pelo HIV e pela Aids. Por isso, nosso foco também está voltado para o acolhimento e para o acompanhamento desses recém-positivados, colaborando para sua integração com os múltiplos grupos de apoio e sensibilização, e para o combate ao estigma e ao preconceito relacionados à patologia”, explica Alex Gomes, coordenador do projeto que iniciou no movimento ativista social em defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids em 2011.

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do MS, o município de Duque de Caxias contabiliza 6.742 casos, 59 deles diagnosticados em 2020. Colocando-se como eixo de apoio na descoberta de novos casos, “Caxias PositHIVa” vai utilizar a distribuição de autotestes e kits com preservativos (internos e externos) como primeira estratégia, a fim de iniciar o primeiro contato das pessoas com a temática. A ação é gratuita e acontece na próxima terça-feira, 17 de agosto, das 14h às 17h, no Centro de Referência da Cidadania LGBT (Baixada I), em cima do restaurante popular. “Na ocasião, será possível a retirada de autotestes para si e para seus pares”, explica Gomes.

Engajada na luta pela dignidade, na busca por mais qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV) e ampliação de seus direitos desde 2001, a AMIRES oferece atendimento psicossocial de forma gratuita na comunidade do Jardim Olavo Bilac, onde está situada sua sede. Com o projeto, a OSC amplia seu alcance e fortalece o movimento garantindo uma inclusão social ativa que promove o empoderamento e incentiva o protagonismo.

“Oportunizar um diálogo amplo, aberto e alheio aos pré-conceitos é importantíssimo para desmistificar o HIV/Aids. Ações como a que propomos no Caxias PositHIVa vi
sam, de fato, educar as pessoas no âmbito da sorologia e enfatizam que, com o tratamento correto e em dia, PVHIV podem ter uma vida normal, com qualidade e bastante duradoura”, finaliza Cleide Jane, ativista das causas em prol das pessoas vivendo com HIV desde 1999 e atual presidente da AMIRES.

As ações do projeto “Caxias PositHIVa” seguem até 2022 em parceria com o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Duque de Caxias e da Gerência de IST/Aids - SES/RJ, além do apoio da estratégia “Viva Melhor Sabendo”.

SERVIÇO: Caxias PositHIVa - Distribuição de Autotestes e Preservativos
Quando: Terça-feira, 17 de agosto de 2021, das 14h às 17h
Onde: Centro de Referência da Cidadania LGBT Baixada I – R. Frei Fidelis, s/n°., Centro, Duque de Caxias (em cima do restaurante popular)

Sobre a AMIRES:
A Associação Missão Resplandecer (AMIRES) é uma entidade da Organização da Sociedade Civil (OSC) de base comunitária e sem fins lucrativos, nascida em 1999 no município de Duque de Caxias/RJ sob o nome “Grupo Humanizando e Incentivando a Vida – GRUPO H.I.V Vida”, grupo pioneiro na luta por melhores condições de atendimento, garantia de direitos e tratamento para pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV). Dois anos depois, constituída legalmente como pessoa jurídica, a instituição tornou-se referência na Baixada Fluminense por se sustentar na prevenção da infecção do HIV, na luta contra a epidemia da Aids e aos estigmas por ela postos, bem como no apoio e assistência às PVHIV, grupos vulneráveis e expostos aos seus riscos. Atualmente, cerca de 560 famílias são atendidas em ações psicossociais e nos âmbitos da saúde, cultura e esporte realizadas pela AMIRES.