Voltar a Página Principal

PARQUE DO INSTITUTO BUTANTAN RECEBE PROJEÇÃO TRANSMÍDIA DO ARTISTA PEDRO MANDARINO EM DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E ARTE

são Paulo - 21/09/02
Projeto resultante de pesquisa visual terá live do making of em 02 de setembro e transmissão nas mídias no dia 09 do mesmo mês seguida de análise crítica

São Paulo, agosto de 2021. Março de 2020 marcou o início da quarentena no Brasil e, com ela, imediatamente, vieram as homenagens com “palmaços” nas janelas e sacadas, dedicatórias nas redes sociais e muitos agradecimentos a tantos profissionais que estavam todo dia ali na nossa frente, mas que não eram tão valorizados.

Pedro Mandarino, pintor e performer, sensibilizado pelo extenuante trabalho de médicos, enfermeiros, cientistas, profissionais dos serviços gerais, garis e tantos outros no combate ao Coronavírus, desenvolveu a exposição #02 Laboratório - Instituto Butantan, que será exibida no dia 02 de setembro, às 19h, gratuitamente, na fachada do prédio Laboratório dentro do Instituto Butantan (SP), um espaço que forma uma espécie de telão para transmitir a projeção transmídia. Devido à pandemia, a exposição não será aberta ao público externo, sendo transmitida, ao vivo, em 02 de setembro, com uma live do making of pelas redes sociais e, em 09 de setembro, transmitida também pelas mídias online, seguida de análise crítica.

O artista independente, carioca de Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, de 34 anos, realizou a primeira exposição do projeto Artista Galeria dois anos atrás, sendo fruto de pesquisas que resultaram em um trabalho que já incorporava a linguagem transmídia em seu projeto.

O trabalho foi apresentado de forma cíclica entre a realidade e a tecnologia, composto por pintura, performance, mídia locativa, transmissão ao vivo e exposição virtual por meio do site e mídias sociais, fazendo parte de seu projeto “Artista Galeria” que já incorporava a linguagem transmídia.

A Projeção #02 Laboratório - Instituto Butantan - O projeto Artista Galeria seguiu seu fluxo e deu origem à projeção dedicada a homenagear profissionais, diretos e indiretos da linha de frente da Covid-19, traçando uma linha tênue entre ciência e arte ao apresentar o benefício social que ambas as áreas levam às pessoas por meio de suas experimentações, além de ter a tecnologia potencializada no projeto.

Assim como a primeira exposição parte da pintura a partir de uma pesquisa desenvolvida há anos pelo artista com tinta acrílica sobre revista, neste segundo trabalho acontece a pintura a partir do processo de transformação do sólido (gelo) para o líquido que tinge o papel, de cubos de gelo de aquarela de diferentes cores, acontecendo as livres misturas de cores sobre o papel de aquarela, processo que foi documentado em vídeo e fotografia em 2019.
Com o início da pandemia a observação deste trabalho levou à analogia com as imagens de cultura de bactérias em placas Petri e imagens microscópicas, a partir daí o trabalho avançou para uma etapa em que o artista fez com que esse material em papel se transformasse em um material transparente e ficasse somente a pintura das cores, tendo sido as pinturas a partir desse processo, impressas em adesivo transparente e fixadas sobre placas de acrílico que remetem às placas Petri.

Assim se deu o processo da pintura que iniciou a exposição #02 Laboratório do projeto Artista Galeria - Projeção #02 Laboratório - Instituto Butantan – um ciclo de montar a exposição com o próprio corpo do artista, em que foram fixadas nove placas Petri de aquarelas na parte frontal de uma capa branca, na parte traseira foi inserido o texto expositivo, no braço direito, uma placa com a descrição da obra e no braço esquerdo as informações de contato.

Pintura e ciência fundidas em um projeto de arte transmídia que mescla tecnologia, arte urbana e contemporânea; usando manipulação digital para mostrar uma técnica inédita de pintura com aquarela aplicada por Pedro Mandarino. É arte e ciência em simbiose gerando um encontro com a visualidade que fez saltar aos olhos do artista uma imagem parecida com o vírus visto por um microscópio.

Daí foi rápido chegar até o Instituto Butantan que cedeu o espaço. Ali naquele lugar que exala ciência estavam os próprios cientistas e tantos outros profissionais merecedores de reconhecimento; ampolas da ciência que viraram ampolas artísticas e deram forma a um objeto de arte, sugerindo as ampolas do Instituto, contendo bula e caixa de medicação, em tiragem de apenas 30 unidades que serão entregues, fisicamente, a nomes como o do Dr. Drauzio Varella.

Ana Lobo, crítica e curadora, fala sobre Pedro Mandarino que usa o próprio corpo para levar arte pelas ruas para as pessoas em uma caminhada artística.

“O corpo do artista Pedro Mandarino se torna a galeria que representa seus próprios trabalhos. Encarregado de múltiplas funções, o artista é também o curador, o crítico e o marchand, porém, sem licitação no perímetro urbano, sendo um trabalhador informal, agindo como homem banda que carrega e toca todos os seus instrumentos, tendo como único meio, seu corpo”, explica Ana Lobo.

O próprio artista conta o que o inspirou a criar este videoarte transmídia.

“Enquanto artista, o mínimo que posso fazer é homenagear esse coletivo de bem-estar que esteve e está na linha de frente da Covid-19. São tantas pessoas, cada uma com sua história, colocando suas próprias vidas em risco em prol de outros, isso é emocionante, é contagiante ver o trabalho de médicos, enfermeiros, garis, cientistas e tantos outros”, conta o artista.


Com aproximadamente dez minutos, a projeção transmídia de Pedro Mandarino permite que seu projeto Artista Galeria siga vivo e em movimento mesmo na pandemia, porém, chegando até as pessoas de forma online.

“Estamos falando de um projeto artístico que se propõe a um diálogo, com imagens cedidas pelo próprio Butantan que de cara aceitou ceder o espaço para a projeção; um objeto artístico para orbitar todos que fazem trabalhos coletivos por um País mais justo”, revela Pedro Mandarino.

Uma análise crítica de peso com Isabel Portella e Bernardo Mangina - No dia 09 de setembro, 19h, o público poderá assistir a uma live pelas redes sociais com a participação do artista para contar sobre a ideia e o processo criativo, além de tirar dúvidas dos participantes, e quando também acontecerá um diálogo crítico com Isabel Portella e Bernardo Mangina.

Isabel Portella é museóloga e crítica de arte, doutora e mestre em história e crítica da arte pela Escola de Belas-Artes/UFRJ, especialista em história da arte e arquitetura do Brasil pela PUC-Rio. Já Bernardo Mangina é artista e curador. Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo PPGARTES/UERJ e graduado em Comunicação Social – Publicidade pela ECO/UFRJ. É professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Foi assistente de ateliê de Orlando Mollica e, posteriormente, lecionou junto ao mestre.

A montagem do vídeo da projeção ficou a cargo da VJ Lê Pantoja, diretora e montadora de cinema, artista visual e uma das primeiras VJs do Brasil, tendo vários trabalhos expostos no País e internacionalmente.

SERVIÇO: Projeção #02 Laboratório - Instituto Butantan
Quando: 02 de setembro de 2021, quinta-feira, 19h, live making of da projeção na fachada do Instituto Butantan (Av. Vital Brasil, n° 1.500, Butantã – São Paulo – SP), pelo Instagram @artista_galeria; 09 de setembro de 2021, quinta-feira, 19h, transmissão da projeção, seguida de diálogo crítico pelo Facebook/artistagaleriapedromandarino

Sobre Pedro Mandarino - Formado em Desenho Industrial pela Universidade Cândido Mendes (Ipanema – Rio de Janeiro – RJ). De 2010 a 2012 frequentou o curso de desenho e pintura no Parque Laje (RJ), sob a orientação do artista Orlando Mollica, quando desenvolveu sua paleta de cores e seu desenho, curso que foi decisivo para a escolha de se tornar profissionalmente artista plástico. Em 2012 realiza sua primeira exposição “Transbordantes Estranhamentos Contrastantes\", com a curadoria de Orlando Mollica, João Magalhães e Bob N. Integrou a Chave Mestra (Associação de Artistas de Santa Teresa). Atualmente desenvolve o projeto “Artista Galeria”, que foi exposto em 2020 na coletiva “Assim se Conta essa História” com a curadoria de Isabel Portella e Jozias Benedicto, que aconteceu no Espaço Cultural Sérgio Porto (RJ).

Para saber mais sobre a Projeção #02 Laboratório - Instituto Butantan
Site: https://www.artistagaleria.com/
Instagram: @artista_galeria
Facebook: artistagaleriapedromandarino
YouTube: Artista Galeria
Outras informações: artistagaleria@gmail.com // (21) 9 9052-5209 – Rizza Habitá

Ficha técnica

Artista Galeria #02 Laboratório online
Artista visual: Pedro Mandarino (pintor e performer)
Produção: Rizza Habitá
Diálogo crítico: Isabel Portella (curadora e crítica de arte) e Bernardo Mangina (pintor e crítico de arte)
Agradecimento: Instituto Butantan

Equipe técnica
Rio de Janeiro
Gravação Chroma Key - Studio 188 - Botafogo
Performance: Pedro Mandarino
Produção: Rizza Habitá
Roteiro: VJ Lê Pantoja
Direção de fotografia: Fernando Macedo
Gaffer: Luiz Xerém
Assistente gaffer: Harley
Making of e assistência de arte: Beatriz Salgado
Designer de objeto: Lucas Fonseca
Locação de móveis e objetos: Acervo da Casa e Joelma Imaculada Soluções

São Paulo
Projeção #02 Laboratório - Instituto Butantan
Artista: Pedro Mandarino
Produção: Rizza Habitá
Assessoria de comunicação: ACTA Comunicação Integrada - Cristiane Sampaio
Apoio: Comunicação Butantan

Equipe técnica
Montagem material de projeção: VJ Lê Pantoja
Câmera: Gabriel Zambon
Operador de drone: Victor de la Rosa
Equipe de projeção: Ricardo Macedo - On Projeções
Fotógrafo: Rodrigo Ferreira

Atendimento à imprensa
ACTA Comunicação Integrada
Cristiane Sampaio // Jornalista e Assessora de Imprensa
(11) 9 9834-0264 (WhatsApp) // (11) 4551-7958
contato@actacomunicacao.com.br
http://www.actacomunicacao.com.br