Voltar a Página Principal

AMIRES PROMOVE AÇÃO CÍVICA NA PRAÇA DO PACIFICADOR EM COMEMORAÇÃO AO DEZEMBRO VERMELHO

Duque de Caxias - 21/12/01
EVENTO DO \"CAXIAS POSITHIVA\" ACONTECE NA QUARTA-FEIRA, 1º DE DEZEMBRO, DAS 11H ÀS 17H30 COM REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS (TRFO), DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO, AUTOTESTES E KITS COM PRESERVATIVOS


“Prevenir, tratar, cuidar. Para viver bem, é preciso saber mais”. Essa é a premissa do Caxias PositHIVa, cujo objetivo é convidar a população caxiense à prevenção, tratamento e cuidado em relação ao HIV/Aids. Realizado pela Associação Missão Resplandecer (AMIRES) com apoio da estratégia Viva Melhor Sabendo, o projeto foi escolhido para abrir a agenda do Dezembro Vermelho da instituição, levando informação e saúde para a Praça do Pacificador no dia 1º.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico divulgado pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, o município de Duque de Caxias contabiliza 6.742 casos, 59 deles diagnosticados em 2020. Por isso, e colocando-se como eixo de apoio na descoberta de novos casos, Caxias PositHIVa vai promover a realização de testes rápidos DPP HIV na quarta-feira, com amostra de fluído oral. Fruto de uma parceria com o Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Duque de Caxias, a ação é gratuita e acontece das 11h às 17h30.

“Esse é um teste simples, rápido e seguro, com resultado em menos de 30 minutos. A intenção desse tipo de ação, além de munir a população com informação, é possibilitar que as pessoas que não conhecem a sua sorologia iniciem o tratamento de forma adequada, caso venham a receber um diagnóstico positivo, além de evitar que outras pessoas sejam acometidas pelo HIV e pela Aids”, explica Alex Gomes, coordenador do projeto que iniciou no movimento ativista social em defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids em 2011. “Durante o evento também vamos distribuir kits com preservativos (internos e externos), material informativo e autotestes para si e para seus pares”, completa Gomes.

O sigilo é garantido na execução do teste. Havendo casos reagentes, a equipe está preparada para acolhê-los e acompanhá-los, colaborando para sua integração com os múltiplos grupos de apoio e sensibilização existentes no município, assim como o encaminhamento da pessoa aos órgãos de saúde competentes para confirmação do resultado e início breve do tratamento.

Engajada na luta pela dignidade, na busca por mais qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV) e ampliação de seus direitos desde 2001, a AMIRES oferece atendimento psicossocial de forma gratuita na comunidade do Jardim Olavo Bilac, onde está situada sua sede. Com o projeto, a OSC amplia seu alcance, fortalecendo o movimento que garante uma inclusão social ativa a partir do empoderamento e incentivo ao protagonismo.

SERVIÇO: Dia Mundial de Luta Contra a Aids – Caxias PositHIVa
Quando: Quarta-feira, 1º de dezembro de 2021, das 11h às 17h30
Onde: Praça do Pacificador, Duque de Caxias
Ações Realizadas: Teste rápido de TRFO; Distribuição de material informativo, kits com preservativos (interno e externo) e autoteste

Sobre a AMIRES: A Associação Missão Resplandecer (AMIRES) é uma entidade da Organização da Sociedade Civil (OSC) de base comunitária e sem fins lucrativos, nascida em 1999 no município de Duque de Caxias/RJ “Grupo Humanizando e Incentivando a Vida – GRUPO H.I.V Vida”, pioneiro na luta por melhores condições de atendimento, garantia de direitos e tratamento para pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV). Dois anos depois, constituída legalmente como pessoa jurídica, a instituição tornou-se referência na Baixada Fluminense por se sustentar na prevenção da infecção do HIV, na luta contra a epidemia da Aids e os estigmas por ela postos, bem como no apoio e assistência às PVHIV, grupos vulneráveis e expostos aos seus riscos. Atualmente, a OSC contabiliza cerca de 560 famílias atendidas em ações psicossociais e nos âmbitos da saúde, cultura e esporte realizadas pela AMIRES.