Voltar a Página Principal

DMAE RECEBE A EXPOSIÇÃO ‘VIVACIDADE’

Uberlândia - 21/11/30
Abertura do evento será marcada pelo lançamento do livro, de mesmo nome, e um live paiting com os artistas Tiago Dequete e Ronaldo Fly.

Nesta terça-feira (30), o Espaço Cultural do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebe a exposição ‘VIVAcidade’, que celebra o graffiti em Uberlândia. Idealizado por Débora Costa e com curadoria de Tiago Dequete, o evento faz parte do projeto “Ruas que falam”, aprovado pelo edital SMC nº 05/2020, referente a apresentação e seleção dos projetos culturais para o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC 2021). A exibição pode ser visitada pelo público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 10 de janeiro, na sede da autarquia. Na abertura, a partir das 15h, será realizado o lançamento do livro, de mesmo nome, e um live paiting com a presença dos artistas.

Com o objetivo de documentar a cena do graffiti em Uberlândia, a produção visa revelar quem são os artistas por trás da tinta. De acordo com Débora, mesmo o graffiti sendo uma linguagem de grande aceitação na cidade, muitas pessoas ainda não conhecem os agentes de cultura locais. “A exposição surge como uma ideia de contrapartida social, pensando no reconhecimento e na valorização deste trabalho nas ruas. Junto com o livro, a exposição busca aproximar a comunidade dos artistas”, explica.

O espaço do Dmae servirá, também, para estreitar esses laços com o público e facilitar esse acesso. Além do lançamento do livro, a abertura da exposição será marcada por um live painting, uma performance visual ao vivo, que deve surpreender as pessoas que circulam pelo local. “Quem vai a um museu está esperando por um contato com a arte, enquanto a pessoa que vai ao DMAE em razão de alguma demanda não espera ser impactada por este tipo de intervenção. A arte urbana se propõe a um diálogo. Por isso, é uma tentativa de estabelecer contatos significativos, para que todos possam conhecer e ver estes agentes em ação, além das obras prontas espalhadas pelas ruas”, aponta Débora.

Para a exposição, doze artistas elaboraram telas que apresentassem seus próprios estilos. Na mostra será possível contemplar as obras de Alexandre Geleia, Anavi, Dequete, Gema, Júlio Neguela, Kakko, Kali, Lucas Castro, Mariana Persi, OElefante Ronaldo Fly e Undef, em uma celebração plural da manifestação do graffiti. A exibição deve apresentar as várias vertentes desta arte, com os personagens, tags e letras tridimensionais, que caracterizam as produções. Segundo Débora, todos esses formatos e composições dialogam com diversas mensagens sobre a intenção desses agentes culturais em relação à cidade: “A exposição ganha o nome VIVAcidade, pois revela a intenção dos escritores urbanos que buscam reescrever Uberlândia e torná-la viva, repleta de novas cores e óticas. Por isso, o livro e a produção apresentam uma espécie de recorte das ruas, propondo levar diferentes cores e estéticas para dentro do Dmae”.

Sobre a ação:

Débora Costa (Preta em Flor), autora do livro GER – Graffiti Escola na Rua, é a idealizadora do projeto. Pedagoga e produtora cultural, atua de forma engajada em projetos que tornam público o potencial latente de produção cultural da periferia e visibilizam os agentes culturais de Uberlândia. É membro titular do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Cultural, por considerar fundamental a promoção de ações que viabilizem registros plurais de memória, e a partir destes, a (re)invenção de cartografias afetivas sobre a cidade.
O livro VIVAcidade conta, ainda, com a curadoria de Tiago Dequete, escritor urbano da Geração 90 de Belo Horizonte, atuante na cena nacional do grafite. É conhecido por seu personagem Ogato, através do qual realiza intervenções no espaço urbano e traz críticas pontuais sobre assuntos da contemporaneidade, com uma paleta de cores específica (verde, laranja e azul). Educador, graduado pela Escola Guignard/UEMG, desenvolve projetos socioculturais na área de arte educação a partir do universo do grafite e da cultura Hip Hop.

Prestigie!

O quê: Exposição artística “VIVAcidade”
Onde: Espaço Cultural do Dmae (avenida Rondon Pacheco, 6.400, Bairro Tibery)
Quando: até 10 de janeiro
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 17h