Voltar a Página Principal

ASSOCIAÇÃO GRIOTS – OS CONTADORES DE HISTÓRIAS PROMOVE OFICINA GRATUITA NO DIA 16 DE MARÇO EM CAMPINAS

Campinas - 24/03/16

Para comemorar o Dia do Contador de Histórias, celebrado em 20 de março, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias promove uma oficina gratuita de palitoches, um dos inúmeros recursos possíveis para os momentos de contação de histórias. A atividade é no sábado, 16 de março, às 14h, no CEPROCAMP - Centro de Educação Profissional de Campinas.

A oficina foi planejada especialmente para os voluntários da Associação Griots, mas é aberta e gratuita. Professores, educadores, recreadores, profissionais que atuam com crianças, ou quaisquer interessados são bem-vindos.

Midiã Zarpelão, instrutora da oficina, é voluntária na Associação Griots, possui graduação em Artes Visuais e é técnica em Nutrição e Dietética e Magistério. Com 20 anos de experiência nas áreas de lazer, artes e música, é fundadora da Mica - Eventos e Recreação e está envolvida em diversos projetos sociais voltados para crianças. Atua como recreadora infantil, contadora de histórias e é diretora de recreação no CAMPSAMBA - Acampamento para Crianças Sobreviventes de Queimaduras (http://www.campsamba.com.br), contribuindo como voluntária.

Palitoches são pequenos fantoches que utilizam palitos em sua base. A ideia é fazer criações a partir de materiais simples, como retalhos de papeis coloridos, como EVA, papel cartão, cartolina, canetinhas, giz de cera, tesoura e cola. Os participantes que quiserem podem levar alguns desses materiais, bem como régua, papel dobradura e palito de sorvete.

Fundada em 2003, a Associação Griots – Os Contadores de Histórias é uma entidade sem fins lucrativos, cujos voluntários usam a contação de histórias como ferramenta de apoio emocional para crianças-pacientes hospitalares e seus familiares. Por meio de histórias leves, alegres e motivadoras, os voluntários favorecem a humanização do ambiente hospitalar, contribuindo positivamente para o bem-estar dos pacientes, seus familiares e a equipe de profissionais envolvidos no tratamento. As primeiras atividades foram no setor de pediatria do Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas/SP, e ao longo dos anos se estendeu por 11 hospitais e 4 casas de idosos, de 7 cidades: Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Mogi Guaçu e Sumaré. Atualmente, o grupo conta com o patrocínio da CPFL Energia e Unimed Campinas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Proac-ICMS - Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo.



SERVIÇO:

Oficina de palitoches com a Associação Griots - Os Contadores de História

Data: 16 de março de 2024 (sábado)
Horário: 14h
Local: CEPROCAMP - Centro de Educação Profissional de Campinas – Av. 20 de novembro, 145 – Centro – Campinas/SP

Grátis. Não é necessário fazer inscrição.

Mais informações: http://www.griots.org.br